quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Evangelho do Dia

As dez moedas de ouro
Lc 19,11-28
Jesus contou uma parábola para os que ouviram o que ele tinha dito. Agora ele estava perto de Jerusalém, e por isso eles estavam pensando que o Reino de Deus ia aparecer logo. Então Jesus disse: - Certo homem de uma família importante foi para um país que ficava bem longe, para lá ser feito rei e depois voltar. Antes de viajar, chamou dez dos seus empregados, deu a cada um uma moeda de ouro e disse: "Vejam o que vocês conseguem ganhar com este dinheiro, até a minha volta." - Acontece que o povo do seu país o odiava e por isso mandou atrás dele uma comissão para dizer que não queriam que aquele homem fosse feito rei deles. - O homem foi feito rei e voltou para casa. Aí mandou chamar os empregados a quem tinha dado o dinheiro, para saber quanto haviam conseguido ganhar. O primeiro chegou e disse: "Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei dez." - "Muito bem!" - respondeu ele. - "Você é um bom empregado! E, porque foi fiel em coisas pequenas, você vai ser o governador de dez cidades." - O segundo empregado veio e disse: "Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei cinco." - "Você vai ser o governador de cinco cidades!" - disse o patrão. - O outro empregado chegou e disse: "Patrão, aqui está a sua moeda. Eu a embrulhei num lenço e a escondi. Tive medo do senhor, porque sei que é um homem duro, que tira dos outros o que não é seu e colhe o que não plantou." - Ele respondeu: "Você é um mau empregado! Vou usar as suas próprias palavras para julgá-lo. Você sabia que sou um homem duro, que tiro dos outros o que não é meu e colho o que não plantei. Então por que você não pôs o meu dinheiro no banco? Assim, quando eu voltasse da viagem, receberia o dinheiro com juros." - E disse para os que estavam ali: "Tirem dele a moeda e dêem ao que tem dez." Eles responderam: - "Mas ele já tem dez moedas, patrão!" - E o patrão disse: - "Eu afirmo a vocês que aquele que tem muito receberá ainda mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. E agora tragam aqui os meus inimigos, que não queriam que eu fosse o rei deles, e os matem na minha frente." Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém.

Um comentário:

Marcilio Nogueira disse...

*Diante de várias interpretações possíveis referente ao evangelho em epígrafe, podemos observar um pecado muito comum nos dias atuais, A GANÂNCIA. Por isso, é necessário que muitas pessoas acessem o "Evangelho do Dia", no sentido de interpretarem esses diversos problemas sociais, oriundos do capitalismo selvagem instalado no mundo, como também, não se deixarem levar por esses cânceres mundiais. Desde já, quero agradecer a oportunidade de enviar esse comentário, por intermédio do meu sobrinhó (ÍTALO), o qual me enviou o link para acesso. OBRIGADO e que DEUS esteja sempre presente em seu coração, fazendo com que você continue sendo esse rapaz exemplar. Um abraço e SAÚDE e PAZ.
(Marcílio Nogueira - Caicó/RN)